O novo vice-presidente da empresa japonesa Mitsui & Co. no Brasil, Toshiya Asahi, visitou a Usina Hidrelétrica Jirau no dia 19 de agosto. Ele foi recebido pelo presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Victor Paranhos e pelos diretores Isac Teixeira (Operação), Jessie Imai (Corporativo) e José Lucio de Arruda Gomes (Administrativo & Institucional).
Toshiya Asahi já trabalhou no Brasil por cerca de cinco anos desenvolvendo trabalhos nas áreas de mineração e energia. Agora, como chefe responsável pela Mitsui no Rio de Janeiro, supervisiona as operações nessas áreas. Embora há muito tempo no país, é a primeira vez que o executivo visita a UHE Jirau. “Estou impressionado com o tamanho da obra. Toda a organização e logística para desenvolver diferentes frentes de trabalho ao mesmo tempo é surpreendente”, destacou.
Antes de percorrer as instalações do empreendimento, o executivo conheceu detalhes da UHE Jirau, através de um vídeo institucional e recebeu informações sobre o avanço físico do projeto, sincronismo e comissionamento das unidades geradoras. A visita passou pela sala de controle, área de montagem, vertedouro principal, sistema descarregador de troncos, a segunda fase da casa de força da margem esquerda, além de também verificar Nova Mutum Paraná in loco.
No encerramento, o vice-presidente destacou a eficiência energética de Jirau, que tem contribuído bastante para o desenvolvimento do Brasil. “No período de estiagem no Sudeste, Jirau enviou muita energia para aquela região. Isso prova a capacidade da Usina. Nós da Mitsui estamos muito satisfeitos com esse desempenho e de fazer parte do crescimento do país”, concluiu Toshiya Asahi.