A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau segue um cronograma próprio para concluir o comissionamento de todas as suas 50 Unidades Geradores (UGs) até o fim deste ano. O avanço dessa meta contou esta semana com mais dois marcos – o sincronismo das UGs 44 e 45 ao Sistema Interligado Nacional. O fato se reflete em uma antecipação maior que dois meses em relação ao contrato de concessão do empreendimento, que determina a data de 31/10/2016 para esta ação.
Diante dessa evolução, a UHE Jirau conta agora com 45 turbinas operando 3.375 MW. Ao ser concluída, serão 50 turbinas instaladas e 3.750 MW, potencial energético que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do Brasil, suficiente para abastecer mais de dez milhões de residências.
De acordo com o Diretor-Presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR – concessionária da UHE Jirau), Victor Paranhos, a empresa está mantendo o seu cronograma para as cinco UGs restantes. “O esforço está sendo feito para garantir a manutenção desse cronograma de antecipação estabelecido pela própria ESBR e seus acionistas. Daqui em diante devemos sincronizar pelo menos uma máquina por mês até dezembro”, ressalta. O investimento total em 2016 na construção da Usina é de R$600 milhões.