O Parque Natural de Porto Velho foi reaberto para visitação pública no sábado (28) com uma grande festa para a população. Localizado no final da avenida Rio Madeira, bairro Nova Esperança, o antigo Parque Ecológico passou por uma ampla reforma e ganhou novos atrativos, como trilha de caminhadas; Centro de Formação Ambiental; Departamento de Proteção e Conservação Ambiental; áreas de piquenique; viveiro; playground; circuito de arvorismo e salas da administração.
Para que a revitalização do espaço fosse possível, a Prefeitura de Porto Velho contou com a parceria de diversas instituições. E uma das parceiras foi a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, que entregou equipamentos audiovisuais, uniformes para os monitores e construiu calçadas com piso podotátil (de acessibilidade) e playground. Além de viabilizar a elaboração do Plano de Manejo, mapeamento do Parque Municipal para regularização fundiária e projetos arquitetônicos e de engenharia da unidade. O investimento foi de R$ 840 mil, recurso de Compensação Ambiental da Linha de Transmissão de 500 KV, que interliga a Usina Hidrelétrica Jirau à Subestação Coletora de Porto Velho.
Durante a solenidade de reabertura do espaço, o prefeito Mauro Nazif ressaltou a importância das parcerias. “O investimento total nesse Parque até agora foi de R$ dois milhões. E a Prefeitura investiu apenas duzentos mil, o restante todo veio das parcerias, sem as quais o Parque Natural não seria possível. Esse apoio faz toda a diferença e esperamos sempre contar com essa ajuda valiosa”, destacou o prefeito.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Brito, explicou que “ainda é uma demonstração de como o Parque vai ficar quando estiver pronto. Hoje temos 70% dele concluído, restando o Museu do Acervo Biológico. O prédio está edificado, mas aguarda liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)”.
Representando a Energia Sustentável do Brasil, o relações públicas Normando Lira, disse que a revitalização foi uma importante iniciativa da Prefeitura. “É uma honra participar da revitalização de um espaço com tanto potencial. Tenho certeza que será um ponto de encontro das famílias, além de promover o turismo, a educação ambiental e o bioma amazônico”.