A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, recebeu no dia 26 de abril a Juíza do Trabalho Luzinália de Souza Moraes, Titular da 7ª Vara do Trabalho de Porto Velho, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, para uma palestra voltada aos empregados da Usina com o tema “A Saúde do Trabalhador e o Meio Ambiente do Trabalho”.
Foram 120 pessoas participando do evento, que é parte da Campanha Nacional de Acidentes do Trabalho e reforça a Política de Segurança e Saúde Ocupacional da ESBR, que forma o acróstico ATITUDE (Acidente Zero, Treinamento e Conscientização, Integridade Física e Emocional, Tratamento dos Riscos, União de Esforços, Disciplina Operacional e Excelência em Segurança e Saúde). A campanha é realizada no mundo todo com o Movimento Abril Verde em alusão ao Dia Mundial da Saúde, instituído em 7 de abril pela Organização Mundial da Saúde, e ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído em 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho.
De acordo com a juíza Luzinália Moraes, a palestra contribui para o Programa Trabalho Seguro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cujo objetivo é articular instituições públicas e privadas e aproximar atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino. “Numa empresa como esta, com um corpo de técnicos e engenheiros, bem estruturada e que mapeiam seus riscos e previne os acidentes, nosso trabalho é mais voltado para a conscientização sobre o tema e para o desenvolvimento de uma cultura de promoção da saúde do trabalhador”, afirmou Luzinália.
Para Oscar Chaves, Gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da ESBR, a palestra foi muito importante para reforçar as práticas já adotadas pela Empresa. “Falamos e praticamos a segurança durante todos os meses do ano, incluindo ações de promoção e cuidado com a saúde do trabalhador. Este evento veio somar com as nossas atividades diárias e reforçar o conhecimento a respeito da questão do comportamento seguro”, destaca Oscar. Ao final da palestra, alguns empregados tiraram dúvidas com a juíza e receberam cartilhas e outros materiais relativos à campanha Abril Verde.