O alto escalão do Comando da Polícia Militar do Estado de Rondônia visitou a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau no final do mês de maio. Na ocasião, os militares conhecerem a Sala de Controle, Casa de Força, Vertedouro Principal e Vertedouro de Troncos. Na sequência, foram até Nova Mutum Paraná, quando conferiram as instalações do Centro de Ciência e Tecnologia, onde estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar II têm aulas no contraturno que contribuem com a formação de iniciação científica, resultado de um convênio firmado entre a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e o Governo do Estado de Rondônia.
Os militares foram recebidos pelo Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, que conduziu uma apresentação institucional com as principais informações e características da Empresa, geração de energia, royalties e dos investimentos voltados ao desenvolvimento social da região, como ações de geração de renda e outras iniciativas de liberalidade na área da saúde e educação. “É parte fundamental receber grupos formadores de opinião na UHE Jirau, pois temos a oportunidade de contar como funciona uma empresa de geração de energia elétrica e ainda mostrar as nossas iniciativas de responsabilidade social, que tanto valorizamos. E hoje é uma grande honra receber um grupo tão importante da Segurança Pública do Estado”, destaca Freitas.
O Comandante Coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa contou sobre o objeto da visita. “A ideia de virmos à UHE Jirau com os oficiais que estão à frente de chefias, comandos e direções da PM, foi para conhecer melhor sobre a Hidrelétrica. Hoje conhecemos como é o funcionamento da Usina, suas manutenções, condutas de segurança, enfim, tudo aquilo que se faz necessário para sua operação e isso é extremamente importante para nós, policiais militares, que quando questionados ou em algumas outras situações, que por ventura se fale sobre as usinas, teremos como responder as dúvidas com mais propriedade”, ressalta o Cel PM Ronaldo.
De acordo com o Chefe de Estado Maior, Coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, a visita foi necessária e positiva. “Nós, enquanto Gestores de Segurança Pública e integrantes do Sistema de Segurança, ficamos muito felizes de poder estar aqui nesse empreendimento que agrega bilhões em maquinário e tecnologia, mas o que nos salta aos olhos é o desenvolvimento social que também é realizado”, afirmou o Cel, que fez questão de elogiar a preocupação da Usina em fomentar programas que viabilizam o bem-estar da população e o meio ambiente “Quando a gente fala de hidrelétrica, costumamos pensar somente na geração de energia, mas a gente vê aqui a geração de empregos, a preocupação com a natureza, o desenvolvimento social e muitos outros projetos, até mesmo na área da ciência, que nos engrandece e que faz com que a comunidade local seja prestigiada”, acrescenta o Chefe de Estado Maior, Cel Almeida.