Os investimentos feitos pela Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau têm ajudado muito no combate ao coronavírus em mais de 16 localidades entre distritos e zonas rurais do Estado de Rondônia. Já foram aplicados R$ 694 mil, que beneficiou pelo menos 35 mil pessoas via projetos sociais, em apoio a instituições de ensino, secretarias e distritos sanitários de saúde e segurança pública na prevenção e combate à Covid-19.
O recurso investido contou com a linha de financiamento do subcrédito social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dessa forma, foi possível beneficiar grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo indígenas, pescadores, produtores rurais, comunidades vulneráveis e profissionais da saúde que estão atuando neste momento da pandemia na linha de frente do enfrentamento ao vírus. Foram realizadas doações de cestas básicas, kits de higiene, equipamentos de proteção individual, kits de testagem e outros insumos relacionados ao combate da doença.
O Diretor Administrativo da UHE Jirau, Júlio Freitas, afirma que estamos em um momento de crise. É também uma oportunidade de união e de colaboração com a sociedade. “As iniciativas fazem parte de uma série de medidas dotadas pela UHE Jirau que contribuem com as ações de enfrentamento à doença na região. Estamos atravessando um período difícil e o momento é de estarmos todos juntos cuidando uns dos outros”, enfatiza.
A UHE Jirau também vem tomando todas as medidas necessárias com a saúde e o bem-estar de todos os laboradores, próprios e terceiros, alinhando suas iniciativas às boas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
De acordo com o Gerente de Saúde e Segurança da UHE Jirau, Oscar Chaves, as ações de prevenção contra o novo coronavírus já fazem parte da rotina de todos dentro da Hidrelétrica. “Esse momento é de união de esforços em prol da saúde e bem-estar coletivo. Com consciência, devemos manter um comportamento responsável, seguindo todas as medidas de precaução contra o coronavírus. Assim, cuidamos da nossa saúde e da saúde de todos à nossa volta”, afirma.