A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2015, realizada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), foi encerrada na última sexta-feira (13) na Usina Hidrelétrica Jirau. A SIPAT 2015, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA – gestão 2014/2015), aconteceu entre os dias 09 e 13 de fevereiro, com o propósito de gerar em cada um, a compreensão de que a integridade física deve ser preservada dentro e fora da empresa. Realizada na véspera do Carnaval, a SIPAT buscou também conscientizar a todos, oferecendo palestras educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), Álcool, Drogas e Tabagismo; Consciência no Trânsito e Segurança com Eletricidade.
Segundo o presidente da CIPA, Júlio Cota, a avaliação da SIPAT 2015 é extremamente positiva, pois demonstra a importância do trabalho em equipe – a organização do evento contou com o apoio de todos os membros da CIPA. “Isso é muito bom, pois demonstra que estão preocupados com a segurança no ambiente de trabalho e com a própria saúde”. Segundo dados da CIPA, a média diária de participação foi cerca de 150 empregados em cada dia de palestra, o que representa 61% do efetivo ativo.
Para o gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da ESBR, Oscar Chaves Neto, a adesão deve-se também à qualidade das informações disponibilizadas nas palestras. “As novas metodologias de prevenção, apresentadas durante a SIPAT, certamente serão somadas ao conhecimento de cada um, nas atividades do dia-a-dia”. Além de palestras, a SIPAT ofereceu ainda torneios, gincanas, estandes informativos, além de brindes aos empregados e palestrantes. A final do torneio de futebol foi decidida entre as equipes da Manutenção e Operação, com os times Manutenção Elétrica B e o Setor FC. O torneio de futebol society que aconteceu nos dias 08, 11 e 15 de fevereiro, na Associação Atlética Nova Mutuense em Nova Mutum Paraná, teve como campeã a equipe da Manutenção Elétrica B, que levou o troféu.
Na cerimônia de encerramento da SIPAT, o gerente de Manutenção Luis Rodrigues Barbosa, que na ocasião representou o diretor de Operação Isac Teixeira, disse que na UHE Jirau os desafios são diários e superados com a colaboração de cada um. “Apesar de nova, a ESBR já nasceu grande. Essa participação é importante para construirmos a identidade da empresa e, assim, manter a integridade física de cada um”.