Na quarta-feira, 1 de abril, candidatos a vagas nas áreas de carpinteiro e armador, participaram de uma etapa de seleção, para trabalharem na obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho. A triagem foi realizada no SINE, por selecionadores contratados pela usina. De acordo com o selecionador Everaldo Nogueira Batista, estão sendo oferecidas 150 vagas nas duas áreas, sendo 79 para armador e 71 para carpinteiro. Além de Cacoal, o processo seletivo também já aconteceu em outros municípios, como Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Rolim de Moura e Pimenta Bueno, em todas estas localidades, a empresa contou com apoio do SINE, que fez o processo de pré-seleção dos candidatos.
Vagas:
Conforme explicou Everaldo, grande parte das vagas são rotativas, ou seja, aparecem quase que diariamente, com isso é necessário ir em busca de pessoas para preenchê-las. Segundo ele, entre os principais requisitos dos candidatos deve ser a experiência de seis meses na área pretendida, além disso, é importante a postura na hora da avaliação “A empresa faz a análise do perfil do candidato, postura e todo o operador passa por testes”, explicou, referindo-se aos testes prático e psicológico exigidos pela empresa para contratação. De acordo com um dos atendentes da entidade, Paulo Roberto, a procura tem sido grande, desde o início dos trabalhos de seleção, ocorridos em outubro do ano passado. Entre os requisitos para preencher as vagas, um dos principais é o nível de escolaridade e experiência mínima de seis meses na área pretendida.
O motorista de caminhão Abedias Pereira dos Santos, que está desempregado há 15 dias, foi um dos pré-selecionados, e estava esperançoso. “É uma oportunidade boa, né, vamos ver se vou conseguir”, disse.
Dados sobre Jirau:
Atualmente mais que 500 profissionais trabalham nas diversas frentes da empresa em Jirau. Cerca de 80% dessas pessoas são contratações locais. A UHE Jirau é uma concessão da Energia Sustentável do Brasil, empresa composta pela Suez Energy, Eletrosul, Chesf e Camargo Corrêa. A obra está localizada a cerca de 130 quilômetros do centro urbano de Porto Velho e, após a conclusão dos trabalhos, Jirau terá capacidade instalada de 3,3 mil megawatts de energia elétrica.
Fontes: Redação Diário da Amazônia – Rondônia