Onze procuradores federais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizaram uma visita à Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau no dia 7 de fevereiro. O objetivo foi conhecer in loco a terceira maior geradora de energia do país, inaugurada oficialmente em dezembro do ano passado. O grupo foi recepcionado pelo Diretor-Presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, Victor Paranhos e também pelos diretores Isac Teixeira (Operação), Júlio Freitas (Administrativo) e pela Gerente Jurídica Paula Barcellos.
Os procuradores conheceram as instalações do edifício de controle, entre elas, a sala onde é feita a supervisão e controle de todos os equipamentos e sistemas de operação da Usina, o vertedouro principal, as duas casas de força e o vertedouro de troncos. O grupo também participou de uma reunião, na qual a equipe da ESBR repassou informações técnicas da Usina e as ações implementadas no âmbito dos programas socioambientais. A programação foi encerrada com um tour por Nova Mutum Paraná, onde o grupo conheceu várias estruturas construídas pela ESBR, como escolas, posto de saúde, rodoviária e o museu de peças arqueológicas instalado no Centro Cultural.
Para o Diretor-Presidente da ESBR, Victor Paranhos, foi uma satisfação receber os procuradores federais da ANEEL. “Esta equipe tem uma responsabilidade muito grande, então é importante que eles conheçam uma usina de grande porte como a UHE Jirau que foi implantada em tempo recorde, pois este conhecimento contribuirá com o trabalho que realizam e com as decisões que devem ser tomadas”.
Eduardo Ramalho, Subprocurador Geral da ANEEL, esclareceu que é muito importante a área jurídica entender como funciona, na realidade, um empreendimento como a UHE Jirau. “Quando se trata do setor elétrico, as questões técnicas são fundamentais para a emissão de uma opinião jurídica, portanto, a ponte entre as partes burocrática e operacional é sempre válida”, explicou o Subprocurador. “A visita foi muito interessante, agradecemos à ESBR pela recepção e informações repassadas”, finalizou.