No dia 15 de outubro, o expediente começou diferente para as mulheres que trabalham na Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau. Deixaram suas funções por alguns instantes e participaram de um debate sobre o câncer de mama. A atividade teve como objetivo, divulgar a “Campanha Outubro Rosa”, que promove a conscientização e a importância da detecção precoce da doença.
Segundo o estudo de Incidência de Câncer no Brasil, realizado em 2014 pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama corresponde a 25% dos novos casos de câncer por ano, sendo o tipo mais comum entre as mulheres.
A palestra ministrada pelo enfermeiro e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Marcuce Antônio, esclareceu os fatores de risco, sinais e sintomas a serem observados, bem como a importância do autoexame para prevenção ou diagnóstico precoce. “Este é um espaço estratégico, para que as mulheres recebam as informações e possam multiplicá-las”, destacou.
Participativas, as mulheres comentaram os tópicos abordados e tiraram suas dúvidas. “Gostei desse método de divulgação. O interesse da empresa em trazer um profissional da área para falar abertamente sobre o assunto, demonstra a preocupação e a valorização da mulher no ambiente de trabalho”, aprovou a técnica em Pré-operação da ESBR, Amanda de Lima.
De acordo com o gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da Energia Sustentável do Brasil, Oscar Neto, o evento é parte do calendário anual do setor. “Esta mobilização está entre os objetivos do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional da empresa. Para o próximo mês, estamos preparando a ‘Campanha Novembro Azul’, para conscientização do público masculino quanto à prevenção do câncer de próstata”, concluiu Neto.