A iniciativa, que está em seu segundo ano consecutivo, visa proporcionar uma visão detalhada das instalações e equipamentos da usina.
No dia 14 de março, a Jirau Energia recebeu alunos e professores da escola Maple Bear, de Porto Velho (RO), para uma visita imersiva pelas principais instalações da usina Jirau. A ação, que já está em seu segundo ano consecutivo, visa proporcionar uma visão detalhada das instalações e equipamentos da usina, permitindo a compreensão de seu funcionamento e das tecnologias utilizadas.
A visita, que foi acompanhada pela equipe de Comunicação Externa da Jirau, proporcionou uma oportunidade de aprendizado, reforçando a importância das energias renováveis e o papel essencial da geração hidrelétrica no contexto amazônico. Além disso, a ação permitiu a reflexão sobre os desafios e oportunidades do setor energético, ressaltando o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável.
Durante o trajeto, os estudantes conheceram de perto as estruturas da usina, como a casa de força, a subestação isolada a gás e o vertedouro principal. O professor Mateus Melo, responsável pela turma, destaca a importância de proporcionar essa imersão aos alunos. “É uma experiência muito interessante para os alunos, visto que a partir das explicações sobre o processo de geração de energia, eles conseguem identificar quais os benefícios da geração de energia sustentável na Amazônia e a importância dela para o crescimento do Brasil”, descreve.
As visitas institucionais integram o Programa de Turismo de Jirau e têm como objetivo oferecer uma experiência imersiva por meio de visitas guiadas às principais instalações do empreendimento. Com foco no desenvolvimento educacional, o programa busca preparar as futuras gerações, promovendo o conhecimento sobre o funcionamento da usina e seus impactos, além de despertar o interesse em aprender sobre energia e sustentabilidade.