Para marcar o Dia Mundial da Água, uma equipe do Programa de Educação Ambiental da Jirau Energia levou orientações a famílias da zona rural que vivem no entorno da Hidrelétrica, de como ter acesso à água potável, adequada ao consumo humano, fazendo o seu próprio filtro em casa de forma simples, prática e econômica. Junto com a cartilha que ensina como fazer e cuidar da manutenção da água, cada família também recebeu um filtro já pronto para servir de modelo.
De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, a ação está alinhada ao Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que trata de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água para todos. “Assim, o Programa de Educação Ambiental prevê, no âmbito da saúde, o incentivo à filtragem de água para o consumo doméstico nas residências, diminuindo bastante o índice de doenças causadas pelo consumo de águas impuras. Para isso, realizamos o mapeamento constante da população da região da UHE Jirau e cadastramos as comunidades mais necessitadas para considerar nas próximas iniciativas”, destaca Neto.
Uma das famílias contempladas está no Projeto de Assentamento São Francisco. A senhora Regina Célia Lauretti disse que utiliza água potável até mesmo para cozinhar e que o filtro ecológico irá auxiliar muito na saúde da família. “O legal de tudo isso é saber que podemos fazer um filtro desse com pouco dinheiro e de muita qualidade. Vou comprar os materiais para fazer mais um”, afirma Regina.
Para fazer o filtro ecológico, basta adaptar dois baldes grandes de plástico (podem ser os usados para guardar manteiga ou margarina, por exemplo), torneira e duas pedras de filtragem e está pronto: uma forma simples e de baixo custo que realiza a purificação da água, eliminando contaminantes físicos e químicos, contribuindo na prevenção de doenças. Esta ação contou com a parceria de comerciantes de Porto Velho e Nova Mutum Paraná, Associação do Observatório Ambiental Jirau e COOPPROJIRAU.