O evento faz parte das atividades de capacitação para técnicos e extensionistas sobre o sistema de produção de café na Amazônia que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolve através do Projeto Arroz e Feijão Fase II. O público está estimado em 100 pessoas, dentre as quais produtores e técnicos de comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau.
A programação será desenvolvida em quatro estações: I (Variedades), II (Manejo), III (Pragas) e IV (Mercado), que serão apresentadas respectivamente pelos instrutores Alexsandro Teixeira, Marcelo Curitiba, José Nilton e Calixto Rosa Neto.
Os participantes do evento poderão conhecer o jardim clonal de café Conilon instalado no Projeto Piloto, aprendendo novas técnicas para a multiplicação rápida de cultivares clonais melhoradas, que apresentam diversas vantagens em adaptação e estabilidade de produção, Produtividade, tolerância a déficit hídrico, qualidade entre outras características agronômicas desejáveis para a cultura.