Nesta terça-feira,15 de agosto, a partir das 9h, o Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) estará em Nova Mutum Paraná, no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), para oferecer diversos serviços à população. A expectativa é que uma equipe de 30 servidores realize pelo menos 200 atendimentos entre aposentadoria por idade rural; salário maternidade; pensão por morte; benefício assistencial à pessoa com deficiência, benefício assistencial ao idoso, além de outras orientações.
A ação será realizada em parceria com Associação do Observatório Socioambiental e a Gerência do INSS em Rondônia. O objetivo é prestar orientação e avaliação social a todos que comparecerem ao local no horário determinado.
Para o gerente executivo do INSS em Rondônia, Saulo Macedo, a ação deverá auxiliar dezenas de pessoas que estão em busca de reconhecimento de direitos ligados ao INSS. “Os servidores irão analisar a situação e a documentação de cada caso, e farão os devidos encaminhamentos durante a ação, àqueles casos que não forem reconhecidos na ação por falta de alguma informação ou qualquer outro procedimento, terão a documentação recolhida e uma análise posterior será realizada na Agência em Porto Velho”. Explica o Saulo Macedo.
O evento conta ainda com a parceria da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no estado de Rondônia (OAB/RO), da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps/RO) e do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO).
A intenção da ação é levar um atendimento direcionado e eficaz à população de regiões predominantemente rurais, como Jaci Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum Paraná, Vila da Penha, Vila Jirau, Rio Pardo, Abunã e Fortaleza do Abunã.