Os moradores de Mutum Paraná serão os próximos a dialogarem sobre o empreendimento
Por priorizar um relacionamento harmônico e participativo com as comunidades envolvidas na implantação do empreendimento, a Hidrelétrica Jirau realiza ciclo de reuniões nos distritos e ramais localizados nas áreas de influência da Usina. Em Mutum Paraná a ação acontecerá nesta quinta-feira, 6, no salão da Igreja Católica. Posteriormente será realizada em Jaci Paraná. O objetivo é manter a população bem informada a respeito de todas as etapas da obra e também sobre o desenvolvimento dos Programas Ambientais.
Já foram contempladas as comunidades de Abunã, Fortaleza do Abunã, Imbaúba, Jirau, Palmeiral, Cical, Dois Irmãos, Furnas, Caldeirão de Cima e de Baixo, PA São Francisco e ramais 31 de março, Arrependido e Primavera.
O administrador distrital de Abunã, Sérgio Augusto Lima, ficou satisfeito com a reunião realizada no distrito. “É muito importante que esses encontros sempre aconteçam com a participação da comunidade em geral, de maneira aberta, assim como foi desta vez”, elogia Lima que acompanhou toda a ação de perto.
Durante as reuniões comunitárias, os moradores têm a oportunidade de saber do cronograma de implantação e operação da UHE Jirau, processo de geração de energia, números de empregos diretos e indiretos gerados com a implantação do empreendimento, programas de treinamento e capacitação de mão-de-obra, alternativas de remanejamento, plano de co-gestão, compensação social (saúde, educação, segurança pública), conteúdo e implantação dos programas socioambientais. Ao final, ainda assistem à exibição do vídeo institucional da Energia Sustentável do Brasil.
Para apresentação de todos esses dados, a UHE Jirau enviou a cada localidade uma equipe técnica multidisciplinar, inclusive do Programa de Remanejamento, visando atender às expectativas de informação dos moradores. Na ocasião também foram distribuídos folhetos contendo o número de ligação gratuita para atendimento ao público (0800 647 7747).
Segundo o gerente do Programa de Remanejamento e interlocutor das reuniões, Marco Furini, essa ação consolida a relação de parceria e de constante diálogo. “É fundamental essa aproximação com as comunidades, assim como a participação de cada morador no desenvolvimento das atividades a serem realizadas na construção da Usina Jirau”, explica.
Tendo como principais ingredientes a transparência e a clareza, a Energia Sustentável, responsável pelo maior projeto hidrelétrico em construção no país, a UHE Jirau, atenderá o público específico das instituições de ensino no próximo ciclo de reuniões.