Produtores capacitados em Oficinas de Manejo ensinarão técnicas para a reconstrução da horta da Escola Nossa Senhora de Nazaré
Alface, couve, repolho, tomate, pepino, cebolinha, salsa, coentro, maracujá e mamão. Estes foram alguns dos produtos que, em fase de germinação, foram vistos de perto por alunos da Escola Nossa Senhora de Nazaré, durante a visita que fizeram à horta e ao viveiro de mudas que está sendo construído em Mutum-Paraná, no Núcleo de Desenvolvimento do Observatório Ambiental Jirau, ação integrante do Programa de Educação Ambiental.
Segundo o professor Nelci de Oliveira Siqueira, “os alunos estão entusiasmados em aprender mais, para aplicar o conhecimento aqui em nossa horta. Queremos fazer desta parceria com Usina Jirau, um meio de garantir mais qualidade de vida para muitas pessoas”, disse Siqueira. E conta ainda que já estão agendadas novas visitas ao Núcleo.
E se depender dos proprietários de sítios Dionatan Nascimento e Dilma Ferreira da Silva, a horta será cultivada rapidamente. Eles participaram das primeiras Oficinas de Manejo Ambiental (Hortaliças e Produção de Mudas) ofertadas pela Usina Jirau, e trabalham, mesmo após o término do curso, no acompanhamento das espécies semeadas na horta e do viveiro. Agora, eles se oferecem como voluntários na recuperação da horta da Escola Nossa Senhora de Nazaré.
“Quando participamos da oficina, sabíamos que o nosso papel seria atuar como monitores, multiplicadores deste aprendizado. Tenho prazer em fazer este trabalho e ajudar é sempre muito bom”, finalizou Dionatan Nascimento.
Durante a visita foram apresentadas à comunidade escolar, técnicas sobre o levantamento de espécie, adubação e plantio. Inicialmente, as visitas ao Núcleo serão constantes, e só depois do conhecimento adquirido é que o trabalho acontecerá efetivamente na escola.
Oficinas de Manejo Ambiental
A produção da horta e do viveiro será comercializada, em breve, por produtores rurais capacitados durante as Oficinas de Manejo Ambiental, realizadas no início de outubro. As mercadorias deverão abastecer o mercado local, comércios de Mutum-Paraná, ramais próximos ao distrito e Polo Industrial Porto Velho, o que garantirá renda extra para as famílias.
A coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Usina Jirau, Cirlene Furini, ressalta que a oficina capacitou 32 pessoas. “Esses grupos serão os responsáveis pelo monitoramento das espécies cultivadas no Observatório, e também serão multiplicadores do conhecimento adquirido”, disse Cirlene.
Além das verduras, hortaliças, frutas e legumes cultivados na horta, também estão sendo produzidas mudas para reflorestamento, dentre elas açaí, ipê, mogno e cedro.
Projeto Horta na Escola
Em Mutum-Paraná, o Projeto Horta na Escola é coordenado pelo professor Nelci de Oliveira Siqueira. A ação faz parte do Programa Mais Educação, uma estratégia criada pelo Governo Federal para ampliar a jornada escolar, com apoio a projetos que promovam a diminuição das desigualdades educacionais e sociais.