A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau está desenvolvendo, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL PD 06631-0005/2017), um projeto para estudar o mosquito Mansonia. A pesquisa tem a finalidade de desenvolver uma metodologia para o monitoramento da dinâmica comportamental de Mansonia spp. e sua relevância no aproveitamento hidrelétrico na Amazônia, que poderá contribuir e auxiliar o poder público na elaboração de um protocolo específico para o mosquito. Cabe destacar que há poucos estudos sobre este tipo de mosquito que é comum na região e que existe há cerca de 140 milhões de anos em todo o continente americano, principalmente na Amazônia.
A pesquisa que iniciou em outubro de 2017 terá um total de 03 anos de duração e conta com a participação da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Acre (UFAC), Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (FIOCRUZ-RJ), Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Oikos Consultoria e Projetos.
Clariana Belém, Analista de Socioeconomia da ESBR, informou que desde o começo da pesquisa, foi pensado em uma ação de comunicação específica para a sensibilização que envolvesse a comunidade da região. O objetivo da ação é proporcionar o acesso as informações da pesquisa, contribuir para o melhor entendimento da natureza do mosquito, esclarecer as dúvidas, bem como auxiliar os pesquisadores em campo para que tenham acesso às pessoas e suas propriedades para a realização da pesquisa. “São importantes as ações que permitam informar a comunidade sobre o que já conhecemos do mosquito, através do projeto de pesquisa, assim surgiu o Plano de Comunicação do Projeto de P&D “Mansonia”. Com a atividade realizada nas escolas, explicamos toda a natureza do mosquito, como nasce, se desenvolve, onde cresce, além de informar sobre os resultados da pesquisa”, destacou Clariana sobre o desenvolvimento das campanhas de comunicação.
As atividades do Plano de Comunicação da Pesquisa “Mansonia e Você”, desenvolvida pela ESBR, foram levadas as escolas públicas e particulares de Nova Mutum Paraná, Jaci Paraná, Vila Jirau, Abunã e União Bandeirantes, no período de abril a julho de 2019, para fornecer conhecimento e informações corretas, apresentando esclarecimentos sobre o mosquito Mansonia. As ações de sensibilização nas instituições de ensino, foram planejadas de forma objetiva e didática.
De acordo com a bióloga Bianca Mendes, facilitadora da campanha, houve um cuidado durante o planejamento das ações junto as instituições, de forma que as informações fossem apresentadas de maneira didática a cada turma. Foram visitadas 11 escolas, nos períodos matutino e vespertino, com atividades de pintura, leitura e distribuição de cartilhas, sobre o mosquito e explicou, também, sobre a escolha deste público. “As crianças têm forte poder de divulgar as informações em suas famílias. Elas são verdadeiras disseminadoras de informações”, afirmou Bianca.
“Eu gostei da palestra e vou falar para minha família sobre o que eu entendi”, relatou Isabella Campos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná.