A Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau entregou oito lombadas para a população de Jaci Paraná com o objetivo de colaborar com a redução da velocidade nos veículos que circulam na região urbana do Distrito.
De acordo com José Lúcio de Arruda Gomes, diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, a iniciativa atende a reivindicação dos moradores, que declararam preocupação com o tráfego de veículos e com a circulação de estudantes na BR 364, principal via de acesso de Jaci. “Atendemos prontamente à população porque temos convicção que o tráfego de veículos aumentou naquela região e a segurança da população é prioridade”, garantiu o diretor.
O trabalho durou uma semana e constou da construção, pintura e sinalização de três novas lombadas e a reforma de cinco, que já existiam em Jaci Paraná. “A distância entre elas varia de 200 a 300 metros”, explica José Marcos Torres, gerente das Obras do Reservatório da UHE Jirau, responsável pelo trabalho de melhoria. “As oito lombadas contemplam a necessidade existente no Distrito de Jaci. Estão numa distância adequada, o suficiente para colaborar com a redução da velocidade e propor mais segurança à comunidade”, complementa.
Segundo os moradores, nenhum acidente foi registrado na BR 364 na travessia de Jaci Paraná, mas a medida preventiva da Energia Sustentável do Brasil tranqüiliza pais e estudantes. “Temos duas escolas próximas à BR e a travessia aqui é perigosa porque transita muito caminhão, e o pior, em alta velocidade. Com o quebra-molas com certeza agora eles vão pisar no freio”, afirmou Paulo Sérgio Respirff, operador de máquinas.
O comerciante Edvaldo Alves Pessoa acredita que as lombadas também vão colaborar com a redução da indesejável poeira. “Muito boa essa idéia. A lombada evita a alta velocidade, acidentes e até a poeira, lançada em menor quantidade quando os carros passam devagar. Concordo plenamente”.
Além dessa medida, a Energia Sustentável do Brasil está realizando uma campanha de conscientização para motoristas e pedestres que trafegam pela BR 364 sentido Rio Branco (AC), com o objetivo de colaborar com a melhoria do trânsito naquele trecho.