A Energia Sustentável do Brasil comemora hoje (05), o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações ambientais nos distritos envolvidos com a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau. O resgate da ictiofauna é uma das ações mais importantes para a proteção do meio ambiente, acontece no momento inicial da construção de Jirau. Um minucioso planejamento realizado pela Energia Sustentável a fim de garantir o adequado resgate de peixes na primeira ensecadeira da obra.
O sucesso da operação contou com tecnologia de ponta e o envolvimento de 60 profissionais, das áreas de Meio Ambiente e Engenharia, que participaram dos trabalhos 24 horas para que a vida dos peixes fosse preservada.
A operação também foi fruto do treinamento da mão de obra local para manipulação dos animais e da participação de profissionais experientes, que já haviam feito esse tipo de resgate em outras hidrelétricas de grande porte. Durante dois meses as equipes trabalharam para que a vida dos peixes fosse preservada. A variável ambiental foi incorporada à engenharia. A estratégia de redução da ensecadeira foi fundamental, o que garantiu a redução dos cardumes migradores para a área. O índice de mortalidade de peixes no processo de resgate é zero.
Além de peixes, já foram capturadas e devolvidas ao rio Madeira alguns exemplares de tartarugas nativas. O trabalho vai continuar no futuro com o monitoramento das espécies e com outras ações que fazem parte do compromisso da Energia Sustentável do Brasil com a preservação do meio ambiente.