Servidores de diversos estados estiveram presentes nas Usinas Jirau e Santo Antônio para receber capacitação.
A Jirau Energia promoveu nos dias 6, 7 e 8 de novembro o Workshop de Ictiofauna em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para os servidores de diversos estados brasileiros do próprio Instituto, e para a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) em Rondônia.
O Workshop foi realizado em parceria com a Santo Antônio Energia, o que possibilitou trazer vários especialistas da área a Porto Velho, com finalidade de participarem e enriquecerem as discussões. As atividades matutinas da segunda-feira (6/11), aconteceram na Usina Jirau e envolveram visita técnica aos Sistemas de Transposição de Peixes (STPs), à estrutura da casa de força e ao e vertedouro de troncos. Esse primeiro momento foi conduzido pela equipe de meio ambiente e socioeconomia da Jirau Energia.
A responsável pela Coordenação de Hidrelétricas do IBAMA, Silvia Goes, acompanha as atividades da Jirau Energia desde 2017 e esteve presente no Workshop. “Para a equipe que analisa questão hidrelétrica é necessário entender o processo de Ictiofauna, já que é um procedimento presente na maioria desse tipo de empreendimento. Aqui tem gente de várias coordenações e todos atuam com licenciamento, então é uma atividade essencial para melhoria das análises que são realizadas por esses profissionais”, colabora Silvia.
Emerson Nunes Aguiar da chefia o Núcleo de Licenciamento Ambiental (NLA) do Ibama em Rondônia ressalta o diferencial do aprendizado em empreendimentos localizados no rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas. “Ter a oportunidade de aprender sobre ictiofauna nas Hidrelétricas do rio Madeira, que possui uma das bacias hidrográficas mais biodiversas do mundo, é muito gratificante. Na capacitação também temos técnicos que estão iniciando agora nesse tipo de licenciamento, e vão subsidiar tanto as análises dessas UHEs como de outros empreendimentos do mesmo seguimento nos demais estados e regiões do Brasil”, ressalta.
Veríssimo Neto, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia fala da relevância da parceria com o IBAMA. “Quando recebemos a sugestão do IBAMA para desenvolvermos esse Workshop em parceria com a Santo Antônio Energia, percebemos que estamos seguindo o caminho certo. Aqui em Jirau temos várias atividades alinhadas à proteção da Ictiofauna, incluindo a avaliação constante de algum possível efeito do empreendimento no processo pesqueiro, além de estarmos frequentemente desenvolvendo medidas para mitigar os riscos à saúde dos peixes no complexo madeira, contribuindo com a conservação das espécies”, finaliza Veríssimo.