Evento será realizado na Faculdade São Lucas e terá presença de especialistas da UnB e Unicamp
Para apresentar à comunidade os resultados das pesquisas já realizadas sobre o mercúrio no rio Madeira, a Usina Jirau, com o apoio do departamento de biologia da Faculdade São Lucas, realizará duas palestras a serem ministradas no anfiteatro da instituição, nesta quarta-feira, 18, a partir das 19h. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Com os temas “A biogeoquímica do mercúrio em ambientes aquáticos: o que sabemos sobre este metal na região Amazônica?” e “Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico da Usina Jirau”, os especialistas contratados para executar o programa, Dr. Wilson Jardim (Unicamp) e Dr. Luiz Fabrício Zara (UnB), respectivamente, apresentarão os estudos realizados na bacia do rio Madeira, pela Usina Jirau, desde agosto de 2008. Experiências e resultados de estudos feitos em outros rios da região amazônica também serão apresentados.
Durante a palestra também será informado e debatido com estudantes e comunidade em geral, a importância do Programa que monitora o mercúrio, o qual agrega informações técnico-científicas na área de meio ambiente e saúde, visando a implementação de um programa de vigilância em saúde ambiental.
Calendário
O ciclo de palestras iniciou no dia 17 de novembro, pelo distrito de Abunã (Escola Marechal Rondon). Após a apresentação do dia 18, na Faculdade São Lucas, os palestrantes falarão, no dia 19, à comunidade de Mutum-Paraná (Escola Nossa Senhora de Nazaré). Em Jaci-Paraná a atividade acontecerá na sexta-feira, 20, na Escola Maria de Nazaré.
Programas Ambientais
A Usina Jirau possui 33 Programas Socioambientais que serão executados em todas as fases do empreendimento. Um de seus compromissos é construir uma importante obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de forma sustentável e transparente.