Crianças da comunidade criam personagens da Turminha da Usina Jirau e são premiadas com bicicletas
A criatividade de quatro estudantes, moradores da área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau será premiada hoje, 19, às 15h, na Escola Nossa Senhora de Nazaré, em Mutum Paraná. Os alunos envolvidos participaram do concurso para escolha das mascotes da UHE Jirau. A atividade é o marco inicial das ações do Programa de Educação Ambiental do empreendimento, que tem o objetivo de ampliar a participação popular nos processos de produção e difusão de conhecimento sobre questões ambientais.
Os desenhos premiados passam a compor a “Turminha da Usina Jirau”, como será chamado o conjunto de mascotes criados à mão livre pelas crianças da comunidade. Os alunos vencedores do certame, que reuniu alunos do ensino fundamental (2ª a 9ª séries) com idade entre 07 e 14 anos, receberão como prêmio, uma bicicleta e uma moldura com o desenho de sua autoria. As escolas serão contempladas com um moderno computador equipado com impressora, além de um certificado de participação no concurso. “A premiação beneficia, ainda, a comunidade estudantil dos distritos envolvidos, que passa a contar com o computador e a impressora. Esses equipamentos são muito úteis para o aprendizado multidisciplinar”, destaca a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Cirlene Furini, da UHE Jirau.
O momento mais esperado da programação é a apresentação da Turminha da Usina Jirau ao público, formada por Florisbela (flor), Dado (boto), Luz (vagalume) e Jirauzinho (macaco), personagens criados com base nos desenhos das crianças. Esses personagens serão representados por meio de uma encenação teatral de bonecos de fantoche. A peça foi montada especialmente para o evento pelo grupo de atores da Fundação Iaripuna. “Preparamos um evento marcante, com muitas surpresas e bem alegre, mas a inspiração de tudo veio mesmo dos alunos. Vale à pena conferir”, garante Cirlene Furini.
Entre os vencedores há destaque para uma única menina. Ela é Jackeline Gomes da Silva, moradora de Abunã e aluna da Escola Municipal Marechal Rondon, criadora da mascote “Florisbela”, considerada um dos desenhos mais bonitos pelo júri.
Os outros a serem premiados são: Luiz Henrique Rodrigues da Silva, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco (Fortaleza do Abunã), que criou o mascote “Dado”; José W. Soares, criador da Mascote Luz, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Vicente de Rondon (Jaci Paraná); e o aluno da Escola Municipal Olympia Salvatore (Imbaúba), Marcelo Vicente de Moura, idealizador da mascote “Jirauzinho”.
Sobre o Concurso
Realizado em junho, a ação foi voltada aos alunos do ensino fundamental matriculados em uma, das nove escolas dos distritos e localidades do entorno do empreendimento (Abunã, Fortaleza do Abunã, Jaci Paraná, Mutum Paraná, Ramal 31 de Março, Imbaúba e PA São Francisco), e teve a finalidade de criar uma identidade visual para o Programa de Educação Ambiental (PEA).
O concurso também teve como objetivo envolver escolas, alunos e professores no desenvolvimento e formação da consciência ambiental, motivar a participa.