Em um evento marcado pela emoção, representantes da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, acompanharam a formatura da primeira turma de técnicos em Eletromecânica, realizada na sexta feira, 27, em Rio Branco. O curso foi oferecido aos estudantes, através de uma parceria da ESBR com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial do Acre (SENAI-AC) e Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).
Representando a ESBR na cerimônia, o diretor Administrativo & Institucional José Lucio de Arruda Gomes, disse estar muito orgulhoso com o sucesso alcançado pelos jovens, resultado da dedicação e incentivo das famílias. “Estamos concluindo uma fase desse sonho. O futuro está nas suas mãos”, disse José Lucio.
Em seu discurso, o diretor do SENAI-AC resgatou como se deu todo o processo de planejamento do curso, seleção dos alunos e agradeceu a parceria com a ESBR. “O apoio e o acompanhamento da ESBR durante todo o curso foi fundamental para o sucesso dos alunos”, disse César Dotto.
Já o professor Francisco Palácio, muito querido da turma pioneira, recebeu uma homenagem dos alunos e retribuiu com o sentimento de dever cumprido. “Eu tinha certeza que esses meninos chegariam até aqui e fariam um trabalho perfeito”, disse Palácio. O professor destacou ainda que o SENAI-AC teve que passar por um processo de inovação para oferecer uma formação equivalente aos processos técnicos e mecânicos que ocorrem em uma grande empresa como a Usina Hidrelétrica Jirau.
E entre os formandos, estava Jamaica Monteiro, uma das três únicas mulheres. A nova técnica em Eletromecânica contou que quando se inscreveu no processo de seleção, não imaginava que seria aprovada. “Não sabia ligar uma tomada. E hoje estou orgulhosa dessa conquista e com muita vontade para seguir nessa profissão”, comemora.
Outro homenageado da noite foi o deputado federal Sibá Machado, incentivador da Educação no estado e responsável pela articulação entre a ESBR e o SENAI-AC, que resultou na oferta do curso em Rio Branco. Ao receber a homenagem, Sibá parabenizou os alunos e pediu que aproveitassem a oportunidade. “Trabalhem e estudem para fazer o Acre e o Brasil crescer”, enfatizou o deputado.
Além dos formandos, familiares e professores, também estiveram presentes, a gerente de Recursos Humanos da ESBR, Denise Vieira; o coordenador de Manutenção, da ESBR, Breno Carvalho, que no ato representou o diretor de Operação, Isac Teixeira; e o presidente em exercício da FIEAC, José Luiz Assis Felício.
O Curso
O curso Técnico em Eletromecânica teve duração de dois anos, entre aulas e estágio na Usina Hidrelétrica Jirau, contemplando a formação para manutenção, montagem e atuação em projetos elétricos e mecânicos de máquinas e equipamentos, de acordo com normas técnicas de saúde/segurança e ambientais vigentes.
O processo de seleção contou com 200 inscritos. E dos aprovados, foi iniciada uma turma com 33 alunos. Desses, 26 chegaram a estagiar na Usina Hidrelétrica Jirau e 22 já estão com carteira do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e serão contratados pela Energia Sustentável do Brasil, para começarem a trabalhar na Usina ainda este mês, a partir do dia19 de março.