O projeto ‘Aluno Nota 10’ é uma iniciativa da Escola Estadual São Luiz, localizada em Porto Velho, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta colaboração visa promover a iniciação científica para os alunos do ensino médio, incentivando um desempenho escolar exemplar.
A Universidade dedica-se a proporcionar aos estudantes do projeto experiências práticas e teóricas em ambientes que enriquecem o aprendizado da disciplina de Geografia. Recentemente, em 17 de novembro, a Jirau Energia recebeu a turma, contribuindo significativamente para esse processo educacional.
Os visitantes foram recepcionados pela área de Meio Ambiente e Socioeconomia da Empresa e tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes da Usina, entender o processo histórico do empreendimento e as características operacionais da Planta. “Aqui na Usina nós focamos na questão ambiental, e tem tudo a ver com o que eles estudam na disciplina de geografia. Já tínhamos tido outras aulas, mas nada dessa magnitude, em um empreendimento tão grande. Tudo subdividido, percebemos que são muitos setores. Outra coisa que chamou muita atenção também foi a liderança que direcionou a visita. Uma coordenadora negra. Isso impactou positivamente a turma, até porque é uma escola pública. A gente ver que as meninas se sentem esperançosas e representadas.”, disse Tainá Trindade Pinheiro, professora de geografia da turma do primeiro ano da Escola São Luiz.
Clara Taiane Miranda de 16 anos é aluna da Escola São Luiz e está no primeiro ano, ela conta como foi a experiência na Usina. “Eu tô achando incrível. Está sendo uma sensação única e inesquecível. E espero algum dia voltar aqui para trabalhar, quem sabe né? Gostei muito da parte que conhecemos o rio e a subestação isolada.”, enfatizou a aluna.
Maria das Graças Nascimento Silva, Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da UNIR conta sobre a relação da Universidade com a Escola. “Eu oriento na iniciação cientifica para nível médio da Escola São Luiz. A gente estabeleceu essa pareceria com a escola e marcou de fazer esse campo aqui na Usina. Trabalhamos diversos temas e inclusive assuntos da linha de pesquisa em que atuo, que é populações tradicionais e originárias da Amazônia”, conta a Professora.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria de hoje. Ver essa turma jovem se interessando pelos processos da Usina é muito empolgante. Sabemos que esse tipo de aula guiada, quando estamos no ensino escolar, faz muita diferença”, disse a Coordenadora de Socioeconomia da Jirau Energia, Juliana Silva.
A visita guiada foi realizada pela manhã, e durante a tarde, uma equipe da área de Pessoas e Cultura da Jirau Energia ministrou uma aula teórica para os alunos da Escola São Luiz. Simultaneamente, os pós-graduandos participaram de uma palestra sobre os Programas Socioambientais do Empreendimento. O evento proporcionou uma experiência abrangente, combinando a prática da visita guiada com o aprofundamento teórico e a contextualização dos programas socioambientais para os participantes.