A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, investiu em Projeto de Mobilidade Interna com a aquisição de carros elétricos, bicicletas triciclos de carga e bicicletas individuais, totalizando 35 veículos. O projeto tem por objetivo otimizar o tempo de trabalho dos empregados durante as manutenções e inspeções das turbinas (unidades geradoras) nas duas casas de força da Usina. Além disso, é economicamente viável e de baixo impacto ambiental, por não emitir nenhum tipo de substância poluente ao ambiente.
Os veículos começaram a ser usados neste mês de julho e cada estação de serviço é composta por quatro bicicletas individuais, um carro elétrico e duas bicicletas triciclos de carga. O carro elétrico tem capacidade para transportar até 900 quilos a uma velocidade máxima de 20 km por hora. A bicicleta triciclo de carga pode carregar até 200 quilos para levar peças e objetos de pequeno porte e a bicicleta individual é utilizada pelos empregados que precisam se locomover mais rapidamente nas casas de força.
O Ferramenteiro da ESBR, Jhonnatan Belon de Oliveira, aprovou o projeto e diz que o trabalho melhorou 100%. “A casa de força é muito grande e a gente acabava levando bastante tempo para ir de um lado a outro carregando os equipamentos, agora tudo ficou mais fácil e rápido”, explica Oliveira.
De acordo com o Coordenador de Manutenção Elétrica da ESBR, Jaime Oliveira Melo Júnior, a implantação do Projeto de Mobilidade Interna na UHE Jirau realmente agilizou as demandas e refletiu no resultado do trabalho. “A Casa de Força da Margem Esquerda possui 440 metros de distância entre a primeira e a última unidade geradora instalada, já a Casa de Força da Margem Direita tem 560 metros. Por isso, a locomoção interna era difícil e demorada, principalmente para fazer o transporte de equipamentos. Os veículos agilizaram o trabalho, oferecendo praticidade, segurança e como consequência, tivemos melhoria nos resultados”, destaca Jaime.