Com a intenção de acompanhar de perto, os avanços na construção e operação da Usina Hidrelétrica Jirau, o diretor Presidente da Mitsui & Co. – Brasil, Shinji Tsuchiya, acompanhado pelos diretores de Planejamento Kentaro Yabe e de Supervisão, Kazuki Hama, esteve visitando o empreendimento no dia 12 deste mês. Através da subsidiária Mizha Participações S.A, a Mitsui detém 20% da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina.
Os executivos foram recebidos pelos diretores da ESBR, Isac Teixeira (Operação), Marco Bucco (Engenharia) e Jessie Imai (Corporativo), que apresentaram informações sobre o cronograma da obra, que prevê encerrar o ano com 41 turbinas em funcionamento. Tal fato, representa a antecipação em mais de seis meses do cronograma do contrato de concessão junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O grupo esteve na sala de controle, conheceu o sistema de transição de peixes, passando pelo vertedouro principal e de troncos, chegando à casa de força da margem esquerda e área de montagem das turbinas.
Para o presidente da Mitsui & Co. – Brasil, o objetivo da visita foi cumprido e comemorou o sucesso do investimento. “Como sócios do empreendimento, gostaria de ver como está o andamento de todo o projeto. E hoje confirmamos que está andando bem e adiantado. Estamos contentes que Jirau vai contribuir para a suficiência energética do Brasil”, enfatizou Shinji Tsuchiya.