A JIRAU ENERGIA entregou o Posto de Vigilância na Terra Indígena (TI) Kaxarari, na região do distrito de Extrema em Rondônia, totalmente reformado. Trata-se de uma estrutura de 350m² para apoiar a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) no combate a ilícitos ambientais no território indígena.
O Posto de Vigilância foi entregue para FUNAI/Coordenação Regional Alto Purus (FUNAI/CR-APUR) em janeiro e a administração ficará sob a coordenação técnica local de Extrema, que é responsável em promover junto aos Kaxararis o atendimento dos direitos sociais e apoio às atividades econômicas.
Além da infraestrutura, foram doados os mobiliários para equipagem dos quartos, sala, escritório e cozinha, juntamente com os equipamentos de fiscalização, tais como computador, drone, rádios de comunicação e GPS.
De acordo com o Analista de Meio Ambiente da JIRAU ENERGIA, João Borges, a entrega faz parte do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas. “Apesar da UHE Jirau não impactar nenhuma Terra Indígena, vale lembrar que diversas outras ações já foram realizadas na TI Kaxarari, como: a instalação de 52 placas de sinalização de limites da Terra Indígena, a abertura de oito quilômetros de ramal dentro da TI e a capacitação de indígenas em cartografia básica, uso de GPS, legislação ambiental e indigenista”, destaca João Borges.