Militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) que estão com transferência marcada para servir em outros estados, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica Jirau antes de deixar Rondônia. “Eu não poderia permitir que eles fossem embora antes de presenciar essa obra de grande importância para o Brasil e levar daqui boas notícias às regiões onde irão trabalhar”, informou o Tenente Coronel Marco Antônio Siqueira de Oliveira, Comandante do 5º BEC.
O grupo, formado por 25 pessoas entre coronéis, capitães, tenentes e sargentos, visitou o empreendimento no dia 19 de dezembro. O profissional de Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Normando Lira, foi quem conduziu a visita que iniciou com uma apresentação institucional.
Os militares visitaram a Sala de Controle, a Área de Montagem da Margem Direita, a Casa de Força da Margem Esquerda, Vertedouro e encerrou com almoço no refeitório da Usina. Durante toda a programação, receberam informações sobre as etapas do projeto, geração de energia, além dos projetos socioambientais desenvolvidos pela ESBR. “A impressão que tive é que somos muito pequenos. Aqui tudo é muito grande, salta aos olhos e nos remete a um planejamento complexo que vem sendo executado com perfeição. Prova disso é a obra acelerada, gerando energia para contribuir com o crescimento do país e melhorando a qualidade de vida dos brasileiros”, disse o Ten. Cel. e Comandante Marco Antônio de Oliveira, ao final da visita.