A Jirau Energia realizou no dia 2 de agosto, a 1ª Feira de Conscientização e Prevenção Contra as Queimadas, o evento aconteceu no galpão da feira de Nova Mutum Paraná com a participação de mais de 300 crianças de cinco escolas da área de influência da usina. A Feira teve como objetivo sensibilizar o público sobre os riscos diários das queimadas a saúde humana, aos animais e à floresta, além de terem acesso à conteúdos educativos referente aos cuidados rotineiros na prevenção contra focos de incêndio.
Com intuito de estimular a mudança de atitude e a adoção de novos hábitos na utilização dos recursos naturais, o evento foi pensado em formato de feira com a exposição de stands e oficinas de atividades recreativas e teve o apoio de 10 instituições parceiras. A programação foi voltada para conscientização quanto aos custos e perdas provocadas pelo fogo em área de vegetação, prática que tende a se intensificar durante o período de estiagem, que ocorre de junho a setembro.
A Feira proporcionou palestras educativas de órgãos como o Ibama/Prevfogo e a Polícia Ambiental e encerrou sua programação com a apresentação da peça teatral “Quem Queima se Queima”, ministrada pela Companhia de Artes Evolução. O espetáculo animou o público e possibilitou às crianças acesso ao tema, de maneira lúdica e artística.
Para o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, atividades com esse formato é interessante e instigante para o público com essa faixa etária. “Buscamos sensibilizar e orientar a população sobre os riscos de atear fogo em lixo doméstico, folhagem secas nos quintais e terrenos baldios, tarefas rotineiras que se realizadas conscientemente evitam diversos acidentes. Para falarmos desse tema com crianças, tivemos o cuidado de adaptar a linguagem para o mundo delas, o que se mostrou propositivo nessa ação”, afirma Veríssimo.
O Técnico em Segurança do Trabalho da empresa Eletrobrás Eletronorte, Zenildo Silva, afirmou que é de suma importância à sociedade, sobretudo por conscientizar jovens e crianças sobre não queimar. “Sabemos que os grandes incêndios não surgem com a magnitude alta, sempre começam como um pequeno incêndio. Aí na medida que a gente desenvolve ações como esta, vai se criando uma conscientização nas crianças, o que as tornará parceiras de ações positivas no futuro e até mesmo no presente”, finalizou Zenildo Silva.
Participaram da ação como apoiadores: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM); Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal; Superintendência Municipal Distrital; Energisa; Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU).
As escolas envolvidas na ação foram: Escola Boa Esperança da P.A São Francisco; Escola Olympia Salvatore da Vila Jirau; Escola Nossa Senhora de Nazaré, Encantos de Mutum e SESI de Nova Mutum Paraná.