O reconhecimento foi durante evento de certificação de PRAD’s que tenham sido planejados e desenvolvidos conforme exigências do Licenciamento Ambiental do IBAMA
A JIRAU ENERGIA foi certificada durante a edição do II Fórum de Programas de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD’s) no Licenciamento Ambiental Federal (LAF) realizada nos dias 1º e 2 de dezembro. O evento foi transmitido ao vivo na internet pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Dentre os objetivos do Fórum estão o reconhecimento e certificação de PRAD’s que tenham sido planejados e desenvolvidos em conformidade com as exigências do Licenciamento Ambiental do IBAMA resultando na mitigação/compensação dos impactos, como na melhoria da qualidade ambiental da área de influência e na promoção de espaços de diálogo institucional sobre as técnicas e resultados dos PRAD’s aplicados em empreendimentos licenciados pelo IBAMA.
De acordo com Coordenador do Meio Físico e Biótico da JIRAU ENERGIA, Michel Obara, os resultados do Programa foram avaliados certificando a JIRAU ENERGIA por estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas no LAF. “Este programa englobou três subprogramas: de Monitoramento da Flora, de Resgate e Conservação de Germoplasma Vegetal e o Subprograma de Revegetação da Área de Preservação Permanente do Reservatório. Este último ainda em execução nas áreas que compreendem a região do entorno da UHE Jirau, localizada na Amazônia, que é a maior área de floresta contínua do planeta e apresenta considerável diversidade climática e ecológica”, explica Obara. O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas é desenvolvido pela CENARGEN/Embrapa e pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU). “Nosso acompanhamento e dedicação para o cumprimento dos requisitos legais é constante e essa certificação representa o comprometimento da equipe profissional e a maneira responsável com que a Empresa conduz os programas socioambientais”, ressalta Veríssimo Neto, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da JIRAU ENERGIA.