O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou no mês de junho de forma remota, o Fórum de Programas de Meio Físico do Licenciamento Ambiental Federal (LAF) de 2023. O evento tem como objetivo atestar o sucesso de medidas de mitigação e compensação de impactos executadas em empreendimentos e projetos licenciados pelo Instituto. A Comissão Organizadora do Fórum selecionou oito programas, cujos resultados foram compartilhados com o público e a Jirau Energia foi selecionada e certificada através do Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico do empreendimento.
Pela terceira vez a Jirau Energia pela foi certificada pelo IBAMA por estar em conformidade com as diretrizes do Órgão. Este título reconhece o trabalho realizado pela Usina Hidrelétrica Jirau no cenário ambiental e humano na bacia do Rio Madeira. O monitoramento é desenvolvido em parceria com a Venturo Consultoria LTDA.
De acordo com o Analista de Meio Ambiente da Jirau Energia, Augusto Borges, essa certificação representa a maneira responsável com a qual a empresa conduz os programas socioambientais. “Ao longo destes 14 anos de monitoramento, foi possível gerar dados científicos robustos sobre o mercúrio na região de abrangência do empreendimento. Os estudos apontam que os níveis de mercúrio nas diferentes matrizes estudadas, com destaque a matriz humana, estão de acordo com a literatura para a região amazônica, não evidenciando possíveis danos neurotóxicos do mercúrio nos voluntários”, afirmou Augusto.
O monitoramento iniciado em 2009 analisa todas as fases de instalação do empreendimento desde o enchimento do reservatório e agora na fase de operação determinando as concentrações de inúmeros parâmetros da qualidade da água e suas interfaces, bem como de alguns poluentes como o mercúrio, avaliando o risco da exposição humana. Durante esse período, o Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico coletou mais de 10 mil amostras de diversas matrizes como sedimento, material particulado, fito e zooplâncton, macrófitas, peixes, além de cabelo humano. O número total de resultados analíticos gerados neste período ultrapassa os 150 mil.