A ação é voltada para produtores da agricultura familiar iniciantes na atividade
Entre os dias 15 e 20 de maio foi realizado o curso de Apicultura Sustentável para iniciantes com carga horária de 40 horas promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) em parceria com a Coopprojirau e por meio do Convênio JIRAU nº 039/2012 – 1º Aditivo, celebrado entre a Jirau Energia e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, no âmbito do Programa de Compensação Social da Usina Jirau.
A iniciativa tem como objetivo capacitar tecnicamente os produtores da agricultura familiar para a implantação e manejo da atividade de apicultura sustentável, visto que a região Amazônica tem um grande potencial para o desenvolvimento desta atividade.
Ao todo, a semana de capacitação contou com 17 participantes, que receberam certificado ao final do curso. Foram investidos mais de 100 mil reais e foram entregues para cada participante um kit contendo 5 caixas de madeira para apicultura padrão Langstroth, 5 caixas de madeira modelo construtivo de núcleos com 5 quadros, 1 fumigador apícola, 5 quilos de cera alveolada (cera de abelha) e os equipamentos de proteção individual.
“A apicultura sustentável traz diversos benefícios aos produtores. Além de oferecer mais uma oportunidade de geração de renda para os produtores da Amazônia, a introdução dos insetos melhora a produtividade nas propriedades rurais”, declarou Miguel Lins, Analista de Socioeconomia da Jirau Energia.
“O curso foi muito satisfatório porque consegui entender todo o processo na produção da abelha, e com a doação dos equipamentos conseguiremos implantar de imediato o nosso apiário. Com esse projeto, poderemos continuar preservando o meio ambiente por meio da polinização das abelhas”, disse Yulienne De Paula Pereira.