O Sistema de Informações Hidrológicas e Climatológicas da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, em operação desde 2015, fornece informações importantes de níveis de água, chuvas e vazões na bacia do Rio Madeira. Os dados são fundamentais para o planejamento das atividades de operação da Usina e podem contribuir com as instituições públicas que atuam diretamente na minimização de eventos hidrológicos críticos, como as enchentes.
O sistema é alimentado automaticamente com os dados das estações telemétricas via transmissão por satélite e internet para o servidor da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), permitindo sua utilização em tempo real. De acordo com o Gerente de Hidrologia da empresa, concessionária da UHE Jirau, Pedro Trindade, a obtenção desses dados é regulamentada pela Agência Nacional de Águas, pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que também as recebem.
Desde o fim de agosto todos os empregados da ESBR passaram a poder usar a ferramenta. “Ficou disponibilizado o acesso às informações para que todos os funcionários pudessem obtê-las de forma fácil e rápida”, explicou o Gerente Pedro Trindade.
O Diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, destacou a importância do conjunto de informações para o planejamento das atividades da UHE Jirau. “Toda a programação de funcionamento das turbinas para a geração de energia é feita conforme a vazão da água e, o Sistema de dados contribui, de forma significativa, com o planejamento das nossas ações”, explicou.
Importante salientar que, além das informações hidrológicas obtidas pela ESBR, o Sistema também fornece informações de estações operadas por terceiros e dados climáticos, como temperatura, umidade relativa do ar e evaporação.