Professores e estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Civil da Faculdade de Ouro Preto do Oeste (UNEOURO) conheceram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau e Nova Mutum Paraná, situada a 110 km de Porto Velho, a qual foi construída para receber os trabalhadores da Usina e as famílias remanejadas do antigo distrito de Mutum Paraná.
A recepção dos visitantes foi feita pela equipe do Setor Institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, no Centro Cultural de Nova Mutum. O grupo conheceu o museu onde estão expostas milhares de peças arqueológicas que foram resgatadas durante a fase de implantação da Usina. Em seguida, os acadêmicos tiveram a oportunidade de fazer um tour pela localidade.
A segunda etapa da visita aconteceu na Usina Jirau. O grupo visitou o edifício de controle, casa de força, área de montagem, vertedouro principal e de troncos e um dos dois sistemas de transposição de peixes. Cada estrutura da Usina chamou bastante a atenção e a curiosidade dos participantes. De acordo com a professora Cleidaiane Ferraz, a iniciativa da visita surgiu a partir da experiência de duas turmas da UNEOURO que tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Jirau anteriormente. “O principal benefício é o ganho de conhecimento que uma atividade como esta proporciona, portanto gostaria de agradecer a atenção dada pela ESBR”, destacou.
O estudante do 7º período de Engenharia Ambiental, Edevandro Tenório, ficou impressionado com a dimensão das estruturas. “Foi uma experiência espetacular. A Usina Jirau de fato é um empreendimento gigantesco e fiquei muito feliz em conhecer”, afirmou. Já Katrielly dos Reis, aluna do 4º período de Engenharia Civil, agradeceu a oportunidade de conhecer a Usina de perto. “Uma oportunidade como esta nos motiva e proporciona um ganho de conhecimento imensurável”, ressaltou.