“As aulas teóricas são essenciais para qualquer qualificação profissional, mas é a prática que complementa o conhecimento e aperfeiçoa a aprendizagem”, diz o professor Rosembergue Almeida Aguiar. Junto com seus alunos de Eletrotécnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o professor participou de uma visita à Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau no dia 9 de agosto. O grupo veio de Rio Branco, no Acre, e esteve na Usina pela primeira vez.
Os visitantes foram recebidos pela equipe do Setor de Relações Institucionais da Energia Sustentável do Brasil e conheceram o processo de geração de energia elétrica passando pela Sala de Controle, Casa de Força da Margem Direita e Subestação Isolada a Gás. Além disso, conheceram o Sistema de Transposição de Peixes II e foram até o Centro Cultural, em Nova Mutum Paraná, onde apreciaram o acervo arqueológico resgatado na área de influência do empreendimento.
De acordo com o professor Rosembergue Aguiar, o assunto geração de energia é recorrente nas disciplinas do Curso de Eletrotécnica. “Geração de energia é um tema importante na nossa formação. Eu comecei a trabalhar como eletrotécnico e hoje sou engenheiro eletricista, esta experiência contará muito na minha formação e na formação de meus alunos. A visita foi incrível e eu ainda não tinha conhecido uma hidrelétrica de grande porte como a Usina Jirau”, destaca Aguiar.