A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, promoveu o Curso de Beneficiamento de Pescado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR-RO). A atividade foi realizada entre os dias 17 e 21 de julho no Projeto Piloto da Associação do Reassentamento Rural Vida Nova, situado a 6,5 km de Nova Mutum Paraná.
A capacitação teve como público-alvo os integrantes do Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova, que já trabalham há alguns anos com o pescado em tanques de piscicultura, os membros da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) e funcionários do comércio local.
O Instrutor do SENAR-RO, Engenheiro de Pesca Alexandre Hashimoto, informou que foram passadas as boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos, além de métodos de conservação do pescado. Além disso, os participantes aprenderam como fazer o beneficiamento do pescado, da escamação a evisceração, tipos de cortes, filetagem, retirada de espinhas e embalagem. “Os alunos também aprenderam a fazer diversas receitas à base de peixe, como quibes, bolinhos, hambúrguer e linguiça”, contou.
A Produtora Rural Ana Cleude ficou feliz em participar do curso e destacou as receitas novas que aprendeu. “Eu nunca imaginei que era possível fazer linguiça à base de peixe”, afirmou. O Auxiliar de Serviços Gerais da COOPPROJIRAU, Rafael Souza, disse que gostou bastante da capacitação. “Deixar o peixe totalmente sem espinhas era uma tarefa que eu não sabia e agora aprendi e isso facilitará o meu dia a dia”, ressaltou.
A Coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Juliana Silva, explicou que os conhecimentos adquiridos proporcionam aos participantes a oportunidade de complementação de renda com o beneficiamento de pescado, inclusive agregando valor ao produto a ser vendido e qualidade ao produto que será consumido. “Ficamos muito contentes com o resultado do curso, pois a participação dos alunos foi excelente, foram abertas 15 vagas e não houve nenhuma desistência, todos foram muito interessados e participativos”, concluiu.