A I Feira Científica de Inovação e Tecnologia (FEROCIT) foi promovida pela Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC) entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Escola Estadual Murilo Braga, em Porto Velho. O evento reuniu instituições públicas e privadas da Capital e do interior e contou com o patrocínio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, para os brindes, como bonés, camisetas e mochilas, além dos troféus entregues aos projetos vencedores.
A I FEROCIT envolveu a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, 14 escolas participaram com os mais diferentes trabalhos científicos, apresentados por 45 alunos. Em três dias, 1.200 pessoas prestigiaram a Feira, que além da exposição, também ofereceu palestras e oficinas voltadas à pesquisa científica.
Segundo o professor Ederson Dantas, idealizador da FEROCIT, o apoio da ESBR foi fundamental também para o futuro da educação no Estado. “Colaborando com esta iniciativa, a empresa está contribuindo com a pesquisa científica nas escolas de Rondônia, principalmente porque foi a primeira Feira, um marco na nossa história e a ESBR é parte dessa conquista”.
Ao projetar o evento, Dantas buscou estimular a iniciação científica e tecnológica dos estudantes e com isso, popularizar a ciência através da divulgação dos trabalhos em ambientes com a participação de toda a sociedade. A Feira fez tanto sucesso que a previsão é elaborar um plano estadual inovador de crescimento da pesquisa científica nas escolas e a realização da II FEROCIT em 2015.
Os projetos expostos na FEROCIT foram analisados por uma comissão técnica, que escolheu como vencedor do Ensino Fundamental o projeto “Educação Ambiental: Criação de Aparelho Cortador de Pet com Técnicas Simples”, da Escola Estadual Manaus de Porto Velho. Na categoria Ensino Médio, o premiado foi “Overview – Olhar de Cima”, dos acadêmicos do Centro de Ensino Classe A, o mesmo trabalho ainda faturou a premiação geral, bem como o direito de participar da Feira Brasileira de Ciências (FEBRACE) e do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET BRASIL 2015).