A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, reafirma seu compromisso com a inclusão social, ao alcançar o número de contratações de Pessoas com Deficiência (PCD’s), estabelecido pela Lei de Cotas (8.213/91). De acordo com a Lei, empresas com cem ou mais empregados, precisam destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho, às pessoas com algum tipo de deficiência. E a ESBR conta atualmente com 291 empregados, sendo 3% PCD’s.
Mas a contratação de PCD’s na ESBR vai além de cumprir a lei, o objetivo maior é promover o desenvolvimento humano, ao reconhecer as necessidades individuais próprias da condição de cada profissional, possibilitando assim, a promoção do potencial de cada um. De acordo com a gerente de Recursos Humanos da ESBR, Denise Vieira, todos os contratados têm possibilidade de crescimento no ambiente de trabalho. “Por enquanto, os PCD’s estão atuando como auxiliares. Mas a possibilidade de fazer carreira na empresa só depende da dedicação e desempenho”.
Richardes Marques Cunha tem 34 anos e ainda criança contraiu Poliomelite. Também conhecida como Paralisia Infantil, a doença limitou os movimentos de uma das pernas do auxiliar Administrativo contratado pela ESBR. O auxiliar conta que a deficiência física nunca foi impedimento para a realização profissional, tanto que em 2010 aceitou o desafio de morar no alojamento da Usina Hidrelétrica Jirau para aprender mais sobre a administração voltada à construção civil. “Mudou totalmente minha vida. Além do crescimento profissional, ganhei satisfação pessoal. Casei, tive filho e moro hoje em Nova Mutum Paraná, estou muito feliz trabalhando aqui, realizado”.
Richardes é um dos nove PCD’s contratados pela ESBR. Todos passaram por treinamentos obrigatórios na UHE Jirau, como Primeiros Socorros, Brigada de Incêndio e Noção das Normas Regulamentadoras, além dos programas utilizados em cada função.
Dedicação
Foi justamente a dedicação que levou Tancredo Franca Jordão a deixar o setor Administrativo para trabalhar na área de Operação da UHE Jirau. “Eu estudei muito nos treinamentos, me dediquei e fiz o melhor para me destacar e ganhar essa oportunidade na Coordenação de Planejamento. Hoje trabalho diretamente com o controle de ferramentas e isso me proporciona um novo aprendizado diariamente”. Tancredo, que perdeu a perna esquerda em um acidente de moto no ano de 2009, diz que a oportunidade dada pela ESBR ajuda a provar que os PCD’s são capazes. “Muitas vezes as pessoas acham que por termos alguma deficiência, não podemos executar tarefas. Estamos provando o contrário, somos tão capazes como qualquer outro trabalhador aqui”.
Mercado de Trabalho
A presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Porto Velho (ASDEF), Ruth Maria Pereira dos Santos, diz que muitas empresas relutam em contratar PCD achando que vão perder produtividade, não sabendo da capacidade de cada trabalhador. Ela destaca o compromisso social da Energia Sustentável. “As empresas que adotam a mesma iniciativa da ESBR, merecem ser parabenizadas e precisam ser copiadas pelas demais”. A Energia Sustentável do Brasil mantém aberto o cadastro para preenchimento de vagas destinadas a PCD. Os interessados devem se cadastrar no site www.energiasustentaveldobrasil.com.br – link Trabalhe Conosco, no canto superior direito da página.