A vontade de cursar um ensino técnico de qualidade para garantir uma vaga no mercado de trabalho, despertou o interesse do estudante Lucinei Rocha, 18 anos, que se inscreveu na seleção de aprendizes da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau. A empresa ofereceu quinze vagas no curso Eletricista Industrial, através de parceria firmada com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO), com direito a bolsa auxílio, ticket alimentação, vale transporte, seguro de vida e plano de saúde.
Estudantes de 18 a 24 anos, moradores de Porto Velho, Candeias do Jamari e comunidades do entorno da Usina Jirau, como Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná, tiveram a oportunidade de se inscrever no processo seletivo, que ocorreu entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. E esta semana, dia 15, os jovens selecionados começaram o curso no Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM) do SENAI em Porto Velho. “Assim que soube da notícia na internet, fui logo me inscrever. Sempre tive vontade de trabalhar como eletricista industrial e ter um diploma do SENAI, que é reconhecido em todo o país”, afirmou Lucinei no primeiro dia de aula.
De acordo com o diretor do SENAI CETEM, Ari Dupont, o curso terá a duração de um ano e carga horária de 800 horas. “Durante esse tempo, os alunos terão aulas teóricas e práticas em laboratórios. E aqui, o jovem ainda conta com a vantagem de fazer um curso totalmente custeado pela ESBR e com a qualificação respaldada pelo SENAI”, ressaltou. Segundo a gerente de Recursos Humanos da Energia Sustentável do Brasil, Odenilcy Martins, o objetivo desta iniciativa é “promover a formação profissional de aprendizes, contribuindo para o desenvolvimento de competências fundamentais à atuação no mercado de trabalho”.