No dia 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia da Árvore. Esse dia retrata a importância da conscientização quanto à preservação de um bem tão valioso. É com essa motivação, que a Usina Jirau, por meio do Observatório Ambiental Jirau realizou no último dia 20, ações educativas voltadas ao tema. Além da sensibilização, a ação objetivou a integração da comunidade.
Cerca de cem pessoas, entre alunos, pais e comunidade em geral estiveram envolvidos nas atividades, que contou com a parceria da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), Associação das Mulheres e escolas de Nova Mutum Paraná. A ação também proporcionou muita diversão e brincadeiras para a criançada.
A programação contou ainda com a distribuição de mais de cem mudas de árvores entre manga, ipê roxo e amarelo e jaca, doadas pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR). A ideia é motivar os moradores a arborizarem os seus quintais, para deixar a localidade mais bonita e agradável. Para os alunos, foi realizado o concurso de redação e desenho com o tema “árvore”. Uma boa oportunidade, para expressar no papel, uma mensagem de conscientização.
O concurso de redação e desenho estimulou a criatividade dos alunos. O objetivo foi despertar nos estudantes, a importância do papel da árvore para o planeta. O método usado foi por meio de três categorias, sendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Cada escola participante ficou responsável por elaborar os critérios e selecionar os três melhores trabalhos de cada categoria. Os prêmios foram variados, como bicicleta, jogos pedagógicos e kits de pintura.
Para o gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, a receptividade da comunidade foi positiva. “Um trabalho em conjunto ganha força e resultados maiores. Uma ação como esta gera frutos. Pois uma semente de conscientização é semeada na mente das crianças e até mesmo em adultos. Dessa forma, todos compreendem a funcionalidade das florestas, por meio das árvores”, declara Veríssimo.
Esta foi mais uma ação oriunda do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Jirau, que desde a implantação do empreendimento, tem desenvolvido trabalhos voltados à qualidade de vida e integração entre as famílias remanejadas, funcionários de empresas prestadoras de serviço que residem em Nova Mutum Paraná e as escolas. A continuidade gera laços de amizade, bom relacionamento entre os moradores bem, como o auxílio nos cuidados com o meio ambiente.