A Jirau Energia concluiu o comissionamento da agroindústria de polpa de frutas no Baixo Madeira. Desta vez, a ação foi realizada na comunidade Boa Vitória, localizada no distrito de Nazaré, em Porto Velho. A atividade foi concluída em dezembro de 2023 e entregue para Cooperativa do Agroextrativismo do Baixo e Médio Madeira (COOMADE).
O comissionamento faz parte de um conjunto de compromissos ambientais assumidos pela Jirau Energia no âmbito do Programa de Ações à Jusante – (PAJ) do empreendimento, que tem como alvo principal a região do distrito de Nazaré. Entre os objetivos, destacam-se a garantia de que a unidade industrial opere de acordo com os requisitos higiênico-sanitários e sistematizados aplicados pelo estabelecimento em todo o fluxo de produção, com o objetivo de garantir, a qualidade e a integridade dos alimentos produzidos; para o pleno funcionamento, no que diz respeito ao projeto, instalação, testes e operação.
“Com o funcionamento desta Agroindústria, os produtores rurais das comunidades do Baixo Madeira poderão beneficiar seus produtos agrícolas e agregar maior preço, aumentando a geração de emprego e renda local. Essa planta industrial tem capacidade para beneficiar aproximadamente 5.000kg/d de polpas de frutas por dia”, afirma o Analista Ambiental da Jirau Energia Miguel Lins.
A próxima etapa será capacitar, por liberalidade da Jirau Energia, os responsáveis que irão operacionalizar e dar manutenções e higienização na unidade industrial, e a COOMADE poderá administrará a Agroindústria com a participação dos cooperados e produtores locais. O Analista de Socioeconomia da Jirau Energia, Miguel Lins, destaca que a Agroindústria irá gerar inúmeros benefícios à região que é reconhecida pela produção de diversos tipos de frutíferas, dentre elas, o açaí, o abacaxi, o cupuaçu, o maracujá, a acerola e o caju.
João Batista Carvalho da Silva, Diretor Presidente da COOMADE, afirma que receber essa agroindústria hoje tem um significado imenso, pois promete aumentar e aprimorar a qualidade de vida de todos os ribeirinhos envolvidos.
“Para todos nós cooperados e para a região do Baixo Madeira, a inauguração da fábrica de polpas de fruta na comunidade Boa Vitória representa um marco de extrema importância. Essa iniciativa é um passo significativo para beneficiar e industrializar nossos produtos, cumprindo integralmente o propósito do programa que busca a melhoria da qualidade de vida do ribeirinho. Iniciado há mais de uma década, o programa agora celebra a entrega de mais uma agroindústria, fortalecendo a credibilidade da cooperativa junto aos seus membros e ampliando sua visibilidade. Esta conquista é fundamental para alçarmos nossos produtos do agro extrativismo às prateleiras dos grandes mercados, tanto nas capitais quanto para o consumo dos próprios cooperados”, explicou João Batista.
Participaram da atividade representantes da Jirau Energia, Oikos Consultoria e Projetos, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e com isso entrega-se de forma definitiva a agroindústria. Focando no momento em outros eixos do Programa de Ações à Jusante – (PAJ) como o fortalecimento da cadeia produtiva e das organizações comunitárias.