A visita teve o apoio e intermediação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e faz parte do projeto de internacionalização da Universidade.
A Jirau Energia recebeu no início da semana (06/11), a turma de engenharia civil da Universidad Autónoma del Beni da Bolívia (UAB), juntamente de Técnicos e Docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para visita técnica na Usina. Os alunos estão na fase de conclusão do curso e escolheram a Usina Hidrelétrica Jirau como palco para selar a finalização das atividades acadêmicas.
A visita técnica foi guiada pelo Gerente de Operação, Marcelo Fonseca, que conduziu as atividades, orientando e atualizando a turma sobre os procedimentos realizados na Usina e as características das principais estruturas e processos do empreendimento. “É sempre gratificante inserir os visitantes em nosso contexto de operação. Visitamos as principais estruturas que podem ser acessadas, sempre com o máximo de segurança. Aqui na Jirau recebemos constantemente alunos para visita técnica e esses, em especial, estão muito empolgados. A turma está finalizando seu percurso acadêmico e demonstrou muita empolgação com os processos da Usina”, destacou Marcelo.
Tatiane Melo é Professora do curso de engenharia civil da UNIR e foi uma das profissionais que mediou a vista dos alunos à Usina Jirau, ela fala sobre a importância da atividade. “A parceria entre UAB e UNIR faz parte do projeto de internacionalização da UNIR e vem sendo articulada com o estreitamento das atividades de pesquisa, ensino e extensão que serão realizadas por docentes e discentes das duas instituições. O momento da vista na Usina Jirau foi interessante para a vida acadêmica e profissional desses alunos, pois se trata de um empreendimento que contempla grande parte dos conhecimentos adquiridos durante o curso de engenharia civil”, disse a Professora.
O Professor de Engenharia Civil da Universidad Autónoma del Beni, Oscar Rivero, traduziu a empolgação dos seus alunos ao visitar os espaços do empreendimento. “Os estudantes nunca tinham visto uma usina hidrelétrica tão grande. Realmente uma beleza! Todos os setores funcionam de fato, a organização é muito boa”, finalizou.