O que poderia virar lixo e reduzir a vida útil dos aterros sanitários se transforma em moda e utensílios sustentáveis. A JIRAU ENERGIA em parceria com Associação do Observatório Socioambiental (Projeto Flor e Ser Mulher) e Senar-RO, está realizando a ação “Eu sou uma ecobag reciclada”, o intuito da ação está reutilizando os uniformes dos colaboradores que seriam descartados. As peças, que seriam depositadas em aterros sanitários, agora estão sendo encaminhadas para a sede da Associação do Observatório, que transforma esses uniformes em ecobags, sacolas ecológicas personalizadas.
Na primeira etapa, a Empresa doou 641 peças de uniformes – camisas, calças e macacões – que somou 168,5 quilos de tecidos. As 10 costureiras envolvidas na ação fazem parte do Projeto Flor e Ser Mulher e receberam capacitação do Senar para transformar os uniformes em bolsas, que agora estão sendo entregues durante a Semana do Meio Ambiente (01 a 05 de junho) pela Associação do Observatório Socioambiental, em Nova Mutum Paraná, para os clientes que realizarem compras acima de R$ 10,00 na loja da UDAMA, onde são comercializados hortaliças, terra e adubo.
De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia, Veríssimo Neto, esta ação faz parte do Programa de Educação Ambiental de Jirau e é altamente sustentável pois envolve reaproveitamento de recurso e capacitação de pessoa. “Nos sentimos orgulhosos com mais iniciativa e agradecemos nossos parceiros por terem aceitado o desafio. As sacolas estão lindas. Parabéns a todos os envolvidos”, enfatizou Veríssimo Neto. Essa é mais uma ação do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Jirau, no âmbito do licenciamento federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).