A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, promoveu em março (25), a assinatura da Carta Compromisso na Aplicação do Protocolo de Relacionamento. O documento, assinado por 12 empresas, define regras de segurança a serem seguidas no empreendimento pelas prestadoras de serviço e seus empregados.
As responsabilidades estabelecidas no Protocolo de Relacionamento foram debatidas em um seminário realizado na UHE Jirau em fevereiro deste ano, que reuniu as empresas que atuam nas fases de construção e montagem, comissionamento e operação das turbinas. Todas contribuíram na elaboração e revisão do documento, cujo objetivo maior é promover a saúde e a segurança do trabalhador, assim como do empreendimento. “Essa assinatura ressalta a preocupação da ESBR em proporcionar um ambiente de trabalho seguro, livre de incidentes”, destaca o engenheiro de Segurança do Trabalho, Marci Nogueira.
O diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, ressaltou que a Energia Sustentável aperfeiçoa constantemente os mecanismos de segurança e que tais medidas vêm sendo aprimoradas conforme a entrada de mais turbinas em operação. “O Protocolo já existia, o que fizemos foi aprimorar com novas regras, visando aumentar a segurança. Agora, cada empresa deve promover internamente a conscientização, para que o protocolo seja seguido rigorosamente”.
A Carta Compromisso na Aplicação do Protocolo de Relacionamento foi assinada pela Leme Engenharia, Enesa, J. Malucelli Construtora, Consórcio Fornecedor Jirau, Siemens, Copem Engenharia, Bardella, Dongfang Electric Corporation, CMG Construções LTDA, Máquinas Ormil, RAK Engenharia Sistemas, Sant Paul Construção e Montagem e ESBR.