Uma grande operação envolveu engenheiros e técnicos da Usina Hidrelétrica Jirau no dia 15. O objetivo foi realizar a descida do distribuidor da Unidade Geradora (UG) 41, na 2ª fase da Casa de Força da Margem Esquerda. A peça é a primeira da instalação de uma UG, tem em torno de 12 metros de diâmetro, pesa 265 toneladas e é responsável por regular a vazão de água que passa pela turbina e a consequente energia gerada desse processo. A montagem desse distribuidor, marca o início da última fase da obra. Nesta etapa, dez turbinas serão montadas, capazes de gerar 750 MW.
A conclusão desta 2ª fase, está prevista para o segundo semestre do próximo ano. E o diretor de Engenharia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Marco Bucco, adianta que a Unidade Geradora 41, deverá entrar em operação este ano. “O nosso desafio é que ainda em 2015, este marco seja coroado com a geração de energia nesta unidade”, afirma Bucco.
De acordo com o gerente de Montagem Eletromecânica da ESBR, Paulo Quintão, a obra foi dividida em quatro etapas: duas em cada Casa de Força. “Já são 12 turbinas operando na Casa de Força da Margem Esquerda e outras 18, na Casa de Força da Margem Direita. A última máquina da Margem Direita, deve entrar em operação no mês de outubro”, informa Quintão.
A operação da Usina Hidrelétrica Jirau começou em setembro de 2013, quando sua primeira turbina entrou em funcionamento. Após concluída, em 2016, contará com 50 unidades, gerando 3.750 MW, energia elétrica suficiente para abastecer mais de dez milhões de residências.