Na Usina Hidrelétrica Jirau, está em fase de conclusão, a remoção da ensecadeira jusante na Casa de Força da Margem Direita. O trabalho começou em outubro de 2014 e deve ser finalizado nos próximos dias, permitindo o fluxo pleno da água do Rio Madeira, que move as turbinas dessa segunda etapa da estrutura.
Segundo o gerente de Obra da LEME Engenharia, Henrique Dijkstra, a retirada está sendo feita com duas escavadeiras modelo Dragline. Através de um guindaste acoplado com uma espécie de pá gigante, o equipamento lança no rio e recolhe, para remover as camadas de terra que compõem a ensecadeira.
Com 560 metros de extensão, a ensecadeira de jusante, localizada entre a Margem Direita e o Espigão do Vertedouro, começou a ser construída em outubro de 2010 para permitir a continuação da obra da Casa de Força, após desviar o curso do Rio Madeira pelo Vertedouro, fato que aconteceu em setembro de 2011. “A construção dessa ensecadeira foi dividida em duas etapas para antecipar a geração de energia das 14 primeiras unidades geradoras”, explica o gerente de Obra.
Desde o início da construção da UHE Jirau, 19 ensecadeiras foram construídas, entre montante e jusante do empreendimento. Agora, com o processo de obras civis e montagem de turbinas chegando ao final, as ensecadeiras ainda restantes precisam ser removidas para a geração de energia, com a passagem livre do fluxo do Rio Madeira pelas turbinas nas Casas de Força.