A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) entregou no dia 12 de junho, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). A ação é referente ao Programa de Saúde Pública da ESBR, um compromisso assumido para execução das atividades previstas no Plano Complementar de Saúde para as Áreas de Influência Direta e Indireta da Usina Hidrelétrica Jirau, a qual contempla o Plano Complementar de Ações de Controle da Malária e o Plano Complementar de Vigilância em Saúde. Para este convênio dos EPI’s, a empresa destinou R$ 191.176,46.
Entre os equipamentos entregues, estão luvas, botinas, capacetes, kits abafadores, perneiras, óculos incolores, respiradores, uniformes, entre outros. Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Porto Velho, Rodrigo Antônio Golim, os EPI’s serão utilizados por agentes que atuam no controle e combate à malária, nas áreas de influência da UHE Jirau, como Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, União Bandeirantes, Fortaleza do Abunã, Abunã e Porto Velho.
O trabalho de controle e prevenção à malária da ESBR em parceria com a SEMUSA e demais instituições, tem apresentado bons resultados. De acordo com o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica da Malária (SIVEP) do Ministério da Saúde, os casos da doença em Porto Velho foram reduzidos em mais de 50% no período de 2007 a 2012. Já em 2013, os distritos de Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná, contabilizaram juntos 34 casos em julho, o registro mais baixo para o período.
Em 2014, a ocorrência da malária teve queda de 31% em comparação com 2013, onde as áreas de influência da UHE Jirau foram responsáveis por apenas 10,1% da doença. A redução no número de casos foi significativa em todas as regiões de influência do empreendimento, destaque para União Bandeirantes que reduziu 85,2% e Jaci Paraná, 73,4%.
O ano de 2015 também apresenta redução nos números da malária. De janeiro a maio, foram contabilizados 1.150 casos, dado 20% menor se comparado ao mesmo período do ano passado. O gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Alves, esclareceu que as ações dos programas de controle e prevenção são contínuas e conjuntas. “A Energia Sustentável do Brasil trabalha em parceria com o Município para combater a doença. Temos disponibilizado agentes de saúde, veículos e equipamentos para esse trabalho. É importante combater a malária, mas tão importante quanto, é garantir saúde e segurança ao servidor. O resultado é a queda dos casos”.
Presente na cerimônia de entrega dos equipamentos, o secretário adjunto da SEMUSA, José Carlos Coutinho, ressaltou a importância da parceria. “Recebemos com grande satisfação esses equipamentos, para continuarmos com a redução da malária em nosso Município. Indiretamente, esta ação também ajuda a combater a dengue, que ainda causa preocupação. Por isso, essa parceria é fundamental”.
Nos próximos dias, mais uma parte do compromisso assumido será executada com a entrega de cinco caminhonetes L200 e oito motos, para o desenvolvimento dos trabalhos de promoção da saúde na capital Porto Velho e seus distritos.