Os majores Juan Carlos Gomez, da Escola Militar de Engenharia, e Victor Gonzalez, do Batalhão de Engenharia – unidades que integram o Exército da Bolívia, estiveram na Usina Hidrelétrica Jirau no dia 16 de setembro para conhecer o empreendimento.
Os oficiais vieram a Rondônia em busca de experiências na implantação e execução de projetos de Engenharia, desenvolvidos pelo 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). “Eles acompanharam alguns trabalhos que estamos executando, como a recuperação de alguns trechos da BR-364 em Porto Velho”, explicou o Major do 5º BEC, Giuliano Riva, que acompanhou a visita juntamente com um grupo de 20 militares do mesmo batalhão. Todo o grupo foi recebido pelo diretor Administrativo & Institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), José Lucio de Arruda Gomes.
E o tour em Jirau foi direcionado pelo Relações Públicas da ESBR, Normando Lira, que levou o grupo até à Casa de Força da Margem Direita, passando pela sala de comando, área de montagem, em seguida pelo Vertedouro e Casa de Força da Margem Esquerda, onde acompanharam o fechamento das comportas na obra de segunda etapa dessa estrutura.
O major boliviano Juan Carlos Gomez disse que ficou bastante interessado ao saber que conheceria a UHE Jirau. “A obra é muito famosa, reconhecida em todo o território sul-americano. A quantidade de pessoas que trabalhou e que ainda trabalha neste projeto é o que mais impressiona”, enfatizou o oficial superior.
Para o major do 5º BEC, Giuliano Riva, é uma oportunidade única poder conhecer um empreendimento dessa magnitude. “Não é todo dia que temos a chance de conhecer uma usina hidrelétrica. Aproveitamos cada informação repassada e cada setor visitado. Agradecemos muito à ESBR por essa oportunidade”.