Estudantes do curso de Direito da Universidade Luterana de Porto Velho (ULBRA), visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau no dia 22 de setembro. Os universitários foram recepcionados por profissionais da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina. Entre os motivos que levaram os acadêmicos ao interesse de conhecer o empreendimento, está a prática do projeto de extensão universitária que analisa os benefícios da construção de Jirau para os moradores de Nova Mutum Paraná.
Na oportunidade, os acadêmicos receberam informações técnicas sobre a Usina, estudos relacionados ao contexto de meio ambiente e responsabilidade social. Em seguida, visitaram a sala de controle e a casa de força da margem direita, passando pelo vertedouro principal.
Ao falar sobre a intenção da visita, a professora Maria Creusa Magalhães explicou que a disciplina de Sociologia Jurídica tem o objetivo de mostrar aos estudantes a realidade do Direito e os fatos relevantes que acontecem na sociedade. “Não poderia ser diferente com as usinas do Rio Madeira. Precisamos conhecer de perto, obter as informações, entender o processo, por isso esta visita é de suma importância para o meio acadêmico”. A professora destacou ainda que agregará valor ao artigo cientifico, exigido ao final do curso.
A Energia Sustentável do Brasil desenvolve 34 programas socioambientais na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Jirau. De um total de 50 unidades geradoras com a capacidade de 3.750 Megawatts (MW) – o suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências, atualmente conta com 36 máquinas em funcionamento e a previsão de estar em plena operação no segundo semestre de 2016.