No dia 1º de dezembro é comemorada a luta mundial de combate à AIDS. Em Porto Velho, a campanha “Tratamento para Todos” acontece a todo vapor, com atividades voltadas para prevenção, diagnóstico e orientações de tratamento da doença. As ações são resultados do esforço e compromisso gerados na parceria entre a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau – e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). A ESBR já investiu, por meio do Programa de Saúde Pública desenvolvido pela empresa, cerca de R$ 400 mil em capacitações dos profissionais de saúde e campanhas de prevenção no município.
No lançamento da campanha, realizado no auditório da SEMUSA, o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, destacou a importância do desenvolvimento profissional. “Visamos qualificar e deixar conhecimento aos recursos humanos locais. Assim, esses profissionais terão ainda mais capacidade de proporcionar um melhor atendimento à população, fortificando o sistema de saúde”, enfatizou.
As capacitações contemplam técnicos das unidades de saúde das áreas urbana e rural de Porto Velho. A mais recente foi realizada em novembro, quando cerca de 80 pessoas participaram dos cursos de Vigilância Epidemiológica de Sífilis Congênita, Sífilis em Gestante, Sífilis Adquirida e Aplicação de Testes Rápidos para HIV, Hepatite e Sífilis.
De acordo com a coordenadora municipal DST/AIDS, Aldeane Monteiro, em média 300 profissionais são capacitados por ano em Aplicação de Testes Rápidos. Só em 2014, mais de dez mil testes foram ofertados. “Em todas as unidades de saúde, temos um profissional capacitado para a aplicação, pois um diagnóstico precoce é fundamental. E é sobre essa importância que buscamos conscientizar a população”, ressaltou a coordenadora.
Para o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio Fernandes, a parceria com a Energia Sustentável do Brasil, tem gerado bons frutos. “As ações de saúde em conjunto com a Usina Jirau, têm sido extremamente gratificantes, um grupo aberto a discussões”, declara. A concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau também desenvolve ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis no empreendimento, incluindo a AIDS.
São palestras, distribuição de folders e preservativos, bem como aplicação de testes rápidos. As atividades são realizadas pelas equipes de Saúde e Segurança Ocupacional nas áreas de vivência, refeitórios, entre outros locais da Usina, com objetivo de estimular práticas saudáveis de vida.